Mindset impacta os Resultados?

“Sua forma de refletir sobre a vida e suas ações, serão responsáveis pelo sucesso.”

A palavra mindset se tornou muito popular e tem sido extremamente discutida nos últimos tempos em todos os cenários da nossa sociedade.

Mas, o que será esse tal de mindset de fato? Ele realmente tem tanta força transformadora e de resultados na vida das pessoas e das empresas?

Mindset não é uma palavra da língua portuguesa e isso pode trazer uma dificuldade de entendimento por parte de algumas pessoas, portanto vamos esclarecer.
Se realizarmos a tradução exata da palavra ficaria:
Mind: mente
Set: conjunto/configuração
Diríamos então que mindset é a configuração da mente, o conjunto de pensamentos que cada pessoa tem sobre a vida.
É a partir destes pensamentos que construímos nossas atitudes diárias. Seja com a nossa família, amigos e nosso trabalho.
A maneira como você pensa e principalmente enfrenta as situações podem (e vão, acredite) determinar suas falhas ou seu sucesso.

Hoje, muitos estudiosos sobre o tema dividem as pessoas em dois grandes grupos: Mindset Fixo x Mindsetde Crescimento.

É notório que a probabilidade de que as pessoas que possuem ou conseguem modificar o seu mindset para um Mindset de Crescimento, terão maiores probabilidades de sucesso.
Não significa que elas nunca irão falhar, mas quando isso acontecer, elas saberão se levantar e enfrentar os desafios, as adversidades.
Diferentemente do Mindset Fixo onde a pessoa não se sentirá capaz de seguir.
A insegurança e incerteza poderão impactar diretamente os resultados esperados, diminuindo drasticamente sua performance.

Atingir o sucesso pode variar muito, até porque nem todo mundo tem a mesma concepção de sucesso igualitariamente.
Contudo, algumas coisas sempre serão comuns independente do objetivo final de cada pessoa: Pensamento positivo e entrega não podem faltar. Resiliência e auto estima elevada motivam e potencializam o que cada pessoa faz de bom.
É necessário aprender sempre, correr atrás, buscar com determinação e ainda assim nunca estar satisfeito. Querer mais, sempre.

Hoje muitas empresas apesar de terem suas metas definidas, não conseguem atingi-las. Por isso, hoje o mercado tem procurado pessoas capazes de multiplicar o Mindset de Crescimento, que faça com que a empresa respire uma prática mental para aumentar a performance dos times.

A liderança é peça fundamental neste processo, tal como as empresas interiorizarem de fato o mindset desejado.
Superar desafios e obstáculos são passos importantes para se atingir resultados e, se o seu time não possuir um Mindset de Crescimento, vocês estarão cada vez mais distante deste objetivo.

Peter Senge (autor renomado) em uma de suas definições disse que “as organizações que realmente irão se sobressair no futuro serão aquelas que descobrirem como ativar o comprometimento e a capacidade de aprendizado das pessoas em todos os níveis da organização”.

Mudar a forma das pessoas pensarem sobre a vida, e sobre si mesmas não é algo tão complexo assim.
Mas exige maturidade, determinação e envolvimento.
É necessário entender o poder da positividade, quebrar crenças limitantes, moldar o medo.
Elogiar é motivador, desafiar é estimulante e reconhecer é fundamental!

Dayane Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×